• Fabiano Trovo

A rusticidade e o charme do cimento queimado

Com muitas qualidades, o cimento queimado tem se mostrado uma tendência que não sai de moda, conquistando fãs por ser uma opção rústica, elegante e ao mesmo tempo acessível financeiramente. Este material combina com tudo desde cerâmicas à madeira, compondo um ambiente moderno. Ele pode ser usado em todos os espaços, desde a sala de jantar, cozinhas integradas, hall de entrada, salas de TV, não só no piso, mas também em paredes e até em bancadas.


O cimento queimado pode substituir pisos comuns e tem a vantagem de ser mais resistente e fácil de limpar, resultando em um visual bonito e duradouro. A única ressalva é evitar o cimento queimado em ambientes como banheiro ou área de serviço, pois em contato com a água ficam muito lisos.



(http://www.home-designing.com)

O cimento queimado é um piso fabricado a partir de uma argamassa feita na obra com a mistura de cimento, areia e água, não tem nenhuma relação com fogo. Esse é apenas o nome dado ao processo de jogar o pó de cimento sobre a argamassa ainda mole. Então, a superfície deve ser desempenada, espalhando esse pó, deixando o conjunto bem lisinho. Após secar, estará pronto o cimento queimado. Uma das características mais comuns do cimento queimado são as trincas e fissuras, que fazem parte da natureza do material e conferem o charme no ambiente. Aliás, muitos arquitetos usam-no em seus projetos em busca desse visual, para dar movimento. Mas, para evitar rachaduras, é necessário fazer o piso com juntas de dilatação. Nunca aplique o cimento em dias úmidos, porque pode

formar bolhas. Quanto à tonalidade, use cimento branco para obter um chão mais claro. Se quiser cores diferentes, misture pigmento ao cimento seco.

Designer: Tanya Dorokhina (http://www.home-designing.com)

Para trabalhar com o cimento queimado, o melhor é contratar mão-de-obra especializada e experiente a fim de evitar maiores dores de cabeça no futuro. Uma dica importante para manter o cimento queimado, sempre bonito é protegê-lo com verniz, óleos e ceras vendidas em lojas especializadas.


Dicas de manutenção

• Não use ácidos para limpeza.

• Lave com água e detergente neutro.

• Use produtos específicos para cimento queimado, removedores e ceras

acetinadas ou brilhantes.





© Gerencia Obras

Todos os direitos reservados.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle