• Fabiano Trovo

Casa ou apartamento? Parte 01

Atualizado: Mar 18

Dilema comum para quem está sonhando com a moradia própria: casa ou apartamento? Qual é a melhor opção? Quais são as vantagens e desvantagens?





Diante desse impasse que angustia quem deseja comprar seu imóvel, nosso site Gerencia Obras abordará quais são os principais benefícios e os malefícios ao se escolher uma casa ou um apartamento. Tal escolha é pessoal e depende de variáveis como espaço, segurança, opções de lazer e conforto para escolher um lar para chamar de seu!!!

Nesta primeira reportagem, vamos falar sobre apartamentos.





Apartamentos

Morar em apartamentos envolve aceitar regras e a tolerância para com os vizinhos, sendo importante analisar o perfil dos moradores e a rotina do local para ver se combina com o seu estilo de vida. Em contrapartida, para pessoas que moram sozinhas ou famílias que passam a maior parte do tempo longe de casa, apartamentos são uma opção mais

segura, assim como para quem tem crianças, a área de lazer do edifício é uma ótima oportunidade para fazer amizades e brincar.


Confira as vantagens e desvantagens ao se escolher o apartamento:


Vantagens:


Segurança

Quem deseja mais segurança, a opção pelo apartamento é bem interessante.

Este é um fator que atrai muito em razão de se ter uma portaria monitorada que controla o acesso ao prédio. Claro que não é garantia plena de segurança, mas auxilia e muito a controlar quem entra e quem sai.

Dificilmente uma única pessoa consegue praticar um assalto, são necessárias pelo menos três para o êxito numa ação em edifício.


Localização

Em regiões próximas a centros comerciais, adquirir um apartamento pode ser mais barato e são mais comuns de encontrar, do que casas.


Praticidade

A vida em condomínios é mais prática, pois já se tem a estrutura consolidada do prédio para atender com funcionários cuidam da manutenção e da limpeza.


Elevador

É importante verificar se o prédio onde você pretende comprar ou alugar tem escadas ou elevador. Em prédios com poucos andares é comum não ter elevador e o condomínio geralmente é mais barato.


Divisão de custos

Num edifício, todos os custos se reduzem porque são divididos entre os moradores.


Desvantagens


Barulho

O barulho pode ser algo que incomode em apartamentos. Às vezes é necessário ter que reclamar ao síndico sobre algum vizinho que resolve arrastar os móveis durante a noite, ou até mesmo o salto da sandália pode incomodar se você estiver no andar debaixo. Há edifícios que possuem projetos acústicos para minimizar este problema.


Espaço

Há apartamentos de vários tamanhos, mas em boa parte dos casos eles são pequenos. O espaço externo de lazer e a área verde são bem menores e também inviabiliza a opção de ter aquele quartinho no fundo onde se guarda tudo.


Animais de estimação

Geralmente, a regra dos prédios não permite a presença de animais.


Circulação de muitas pessoas

A segurança se fragiliza quando é maior a circulação de visitantes e prestadores de serviço. Isso pode facilitar a entrada e a ação de assaltantes.

Uma vez dentro do edifício, os bandidos estão livres para promover um arrastão, roubando vários apartamentos de uma só vez sem despertar a atenção da polícia.

14 visualizações

© Gerencia Obras

Todos os direitos reservados.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle