top of page
  • Foto do escritorFabiano Trovo

Casa ou apartamento? Parte 02

Hoje, vamos finalizar a abordagem sobre qual opção escolher entre casa ou apartamento, com a reportagem sobre as vantagens e desvantagens ao se optar pela compra de uma casa.



A casa representa mais liberdade, privacidade e espaço maior para criar animais e plantas que podem ser um grande atrativo na hora de decidir entre casa ou apartamento. Também, na casa quem estabelece as regras, é você mesmo, sem ter que acatar as determinações de condomínios. Outro fator é que não é preciso pagar o condomínio, gasto que muitas vezes pesa no bolso da família.

Para quem se preocupa com a segurança, ao comprar a casa, é necessário investir em cerca elétrica, alarmes e câmeras monitoradas por empresas especializadas.


Vantagens


Privacidade


Morar em casa pode proporcionar privacidade em áreas como quintais, jardins e garagem, além da certeza de não encontrar vizinhos nas dependências do condomínio. Quintais e jardins também proporcionam mais espaço às crianças, com a vantagem adicional de elas estarem sempre ao alcance da vista dos pais.











Liberdade

Na casa, as regras são ditadas pela família, diferente de um apartamento, onde é preciso conviver com regras definidas pelo condomínio. O volume do som pode ser alto sem incomodar os vizinhos, comemorar festas sem horário para acabar e pintar seu imóvel na cor que preferir.



Vizinhos

Numa casa, brigas e discussões com vizinhos são menos freqüentes do que em apartamentos.





Multiuso

A casa dá a possibilidade de ter espaço para montar um escritório em anexo, oficinas, salão de beleza ou outras atividades.



Garagem

A casa oferece a vantagem de ter espaço para vários automóveis, ao contrário dos apartamentos onde essas vagas são limitadas e fixas.


Ampliação

Na casa, fica mais fácil realizar reformas com mudanças estruturais do que em apartamentos. Você pode aumentar a cozinha, fazer mais um quarto, uma varanda, dobrar o tamanho da lavanderia, entre outras mudanças. Desde que o terreno e a planta do imóvel permitam.


Animais de Estimação

Casa é bom lugar para criar animais de estimação pelo espaço maior disponível. Não é preciso se preocupar com barulhos, latidos e passeios dos gatos, que muitas vezes são um problema na convivência com os vizinhos.




Desvantagens


Manutenção

Os custos de manutenção são maiores sendo mais trabalhoso para manter tudo em ordem, não tendo a comodidade de recorrer ao zelador. Além de todos os custos para manter a pintura, a estrutura perfeita, o jardim bonito, a piscina limpa e outros itens recaem exclusivamente sobre o proprietário, o que acaba elevando os gastos.


Prédios vizinhos

Caso ocorra a construção de prédios na vizinhança faz o quintal ficar muito

exposto.


Segurança

O acesso a casa pode ser mais fácil, porque em geral a vigilância a residência é menor. Abrir o portão para entrar e sair de casa é um perigo e é quando se está mais vulnerável à ação dos bandidos. Investir num bom sistema de proteção pesa no bolso.

Não é simples escolher entre uma casa ou apartamento. Ambos possuem vantagens e desvantagens. Cada caso é um caso e é preciso analisar seu estilo de vida, suas necessidades e pesquisar com bastante seriedade antes de tomar uma decisão.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page