top of page
  • Foto do escritorFabiano Trovo

Como aproveitar o espaço em um quarto pequeno

Com a metragem cada vez menor de casas e apartamentos, os quartos também estão cada vez mais reduzidos. O Gerencia Obras traz dicas de como aproveitar cada milímetro de espaço na hora de decorar um quarto pequeno.

O primeiro passo é planejar estrategicamente o layout para otimizar o espaço. Caso ainda tenha dúvida, procure um profissional, um arquiteto enxergará além e vai fazer maravilhas com o seu espaço.


Existem boas soluções para deixar o seu cantinho aconchegante e bem decorado que pode ser feito através do aproveitamento da luz natural, de móveis planejados, nichos, espelhos e muito mais. O que importa é aproveitar cada cantinho por menor que seja, como por exemplo, os espelhos ampliam visualmente um ambiente pequeno, portanto além de

usar nos armários, uma opção é usar na parede atrás dos criados-mudos. Os nichos também são bem-vindos para auxiliar na decoração.



Imagem por: www.apartmenttherapy.com


E como cada espaço vale ouro, outra sugestão é ao invés de ter um criado-mudo, colocar um pequeno armário na lateral da cama. Outra boa sugestão é usar a cabeceira de cama como apoio para objetos, assim como embutir spots de iluminação no móvel pra dar um charme especial ao quarto.

Em quartos pequenos até as paredes devem ser aproveitadas para organizar, pendurar e apoiar objetos, fazendo a diferença no ambiente, assim como colocar a TV suspensa na parede, sem o uso de qualquer outro móvel.



Imagem por: www.apartmenttherapy.com


Geralmente, a cama é o coração do quarto, portanto, em muitos casos, a decoração praticamente se resume à decoração da cama. Também, procure comprar móveis sejam proporcionais ao tamanho da cama.

Peças multifuncionais como bicamas, cama com gavetas, beliches com escrivaninha na lateral e guarda-roupas também economizam espaço e auxiliam na sensação de amplitude, além de valorizar cada espaço de uma forma inteligente, moderna e charmosa.

Na hora de planejar os armários, dê preferência às portas de correr,

que ocupam menos espaço e permitem ganhar alguns centímetros de

circulação entre os móveis.



Imagem: www.euamodecoracao.com


Outra dica é que manter tons suaves e neutros, de preferência as cores claras, são muito mais eficientes do que tons escuros em aumentar a sensação de espaço. O quarto aparentará ser mais arejado, claro e amplo.

Entretanto, para quem faz questão de uma cor mais contagiante poderá optar em aplicar o tom de sua preferência em uma das paredes, e ainda, abusar de objetos decorativos coloridos, como porta-retratos, painéis de arte e caixas decoradas.


Gostou? Compartilhe aqui sua opinião!

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page