top of page
  • Foto do escritorFabiano Trovo

Como aumentar meu imóvel?

Ao longo dos anos a família tende a aumentar com a chegada dos filhos ou parentes e a casa talvez não comporte mais o tamanho que tinha no início do relacionamento. Os cômodos que antes eram suficientes, podem não conseguir mais dar o mesmo conforto a tantos moradores. A ampliação seja aumentando cômodos ou reformando, é bem mais fácil em casas do que em apartamentos, por oferecer mais condições de ampliação. Mas são necessários ter alguns cuidados para evitar futuras dores de cabeça.


A primeira atitude é contratar bons profissionais, arquitetos ou engenheiros para que a reforma ou a ampliação seja otimizada e seu dinheiro bem gasto. Portanto, cuidado com puxadinhos feitos de qualquer forma, às vezes o barato sai caro.

Há também que se verificar a legislação vigente referente ao uso do solo, às taxas de ocupação, aos gabaritos (altura máxima permitida) e aos recuos (frontais ou laterais). Afinal, se a legislação não for respeitada, a sua obra poderá ser embargada e até mesmo poderá ser multado. Além disso, a construção ficará irregular perante a prefeitura.


Outra importante verificação é a dimensão do terreno, para saber se os espaços realmente vão ficar maiores com a reforma ou ampliação e se é melhor ampliar a casa para os lados, para frente ou para o fundo. Também é preciso atenção nas características da estrutura existente, se não será necessário algum tipo de fundação para os novos cômodos.




Muitas vezes, para aumentar uma casa é necessário ocupar os poucos espaços disponíveis, inclusive a fonte de iluminação e ventilação para o interior da casa. Sendo assim, quando a casa é ampliada, os espaços internos podem ficar escuros e mal ventilados, causando problemas de salubridade. Portanto, preste atenção para este problema e caso algum ambiente vá ficar sem janelas, procure uma solução alternativa, como as aberturas através da cobertura ou, pelo menos, algum sistema de ventilação.





Outra preocupação importante na obra é que as ampliações se dão de forma horizontal e o espaço que antes era apenas um beiral vira um novo quarto. É importante atentar para a nova forma de lidar com as águas da chuva. Faça uma revisão no sistema de coletar essa água para não sofrer com infiltrações. O mesmo ocorre no piso, se o novo cômodo não ocupa uma área de um antigo jardim ou por onde a água da chuva escoava.



Enfim, o importante na reforma ou na ampliação é deixar a parte antiga e a parte nova harmônica, aumentando a casa para que fique confortável e agrade a todos no final.











E você, já começou sua obra?

Com o Gerencia Obras você tem planejamento de obras, execução, otimização, automação e facilidade. Tudo em uma só ferramenta! Experimente grátis
21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page