• Fabiano Trovo

Piso: Porcelanato ou Laminado?

Você sabe qual a diferença entre piso porcelanato e laminado? Esses dois tipos de pisos têm sido os mais pedidos para quem está construindo ou reformando, mas quais são as principais vantagens e desvantagens?


Ao escolher, é necessário avaliar as necessidades do ambiente em que será aplicado, custo e qual combina mais com seu tipo de vida.


O Gerencia Obras vai pontuar cada piso: Porcelanato e Laminado.


https://www.vivadecora.com.br/

Porcelanato


Lindos e elegantes, o porcelanato tem sido o preferido na obra, por diversas razões: alta resistência à abrasão, durabilidade, grande variedade de tons e texturas e são muito versáteis, podendo inclusive revestir bancadas de banheiros e cozinhas, por exemplo. As marcas que fabricam este tipo de piso cerâmico investem em elementos que imitam pedra, madeira, cimento, metal, couro e tecido possibilitando inúmeras opções.

O porcelanato tem variações com aparência brilhante, com esmalte ou fosca e praticamente impermeável, por ter uma baixa absorção de água e é difícil de manchar. Sua instalação é relativamente rápida, mas como a maioria dos pisos, requer a regularização do contrapiso antes da aplicação.



https://suadecoracao.com/

Este tipo de piso pode ser aplicado em ambientes internos ou externos. Seu uso é muito amplo, tanto na cozinha quanto no banheiro, assim como em salas e quartos. Cores escuras e texturas com aparência amadeirada transmitem conforto. As cores claras dão impressão de amplitude. O problema é que exigem mais limpeza porque a sujeira fica mais aparente.


Vantagens

  • Trata-se de um piso com alta resistência e durabilidade. A novidade é o processo de impressão HD que permite a imitação perfeita da textura de materiais naturais como pedra e madeira;

  • Possui três tipos de acabamentos: liso, acetinado e rústico. O liso é mais brilhante, o acetinado é antiderrapante e o rústico possui um acabamento mais clássico.

Desvantagens

  • É necessária uma atenção especial ao mudar os móveis de lugar porque o porcelanato risca facilmente, principalmente quando é o acabamento com mais brilho;

  • A instalação é mais demorada se comprado com o piso laminado.

  • Por ser um piso frio, não é indicado em cidades muito frias.


Laminados


A sensação de aconchego é importante para um lar e em cidades de clima frio, com pouco sol, ou em casas e apartamentos com pouca incidência de sol os pisos quentes (madeira e laminados) são mais indicados. Também os laminados são mais procurados para ambientes como salas e quartos.



https://www.vivadecora.com.br/

O piso laminado imita a madeira, têm a mesma textura e aparência, mas recebe um tipo de tratamento que permite lidar com gotas d’água, é bem mais fácil de limpar e tem a vantagem de ter um melhor preço, bem inferior a madeira maciça.

O piso laminado tem este nome, pois ele é fabricado em camadas. É revestido de uma lâmina decorativa, e o miolo, normalmente é feito de elementos obtidos das fibras da madeira. A proteção final se dá por uma camada de um filme cristalino de celulose que impermeabiliza e dá brilho ao material. A instalação é por encaixe, o que se torna mais rápido, fácil e limpo. Pode cobrir pisos já existentes, o que é muito útil em uma reforma. Para recebê-lo o contrapiso deve estar limpo, nivelado e livre de umidade.


Vantagens

  • A facilidade da limpeza, para isso é necessário somente a utilização de um pano umedecido em água e sabão neutro ou produtos que tenham somente ação de limpeza e desinfetante;

  • O piso laminado é resistente a riscos gerados por manuseio de móveis e sapatos.

  • Por ser um piso sem fixação no contrapiso sua futura substituição é simples e rápida.

  • Piso ideal para quartos ou locais de permanência de crianças pequenas por ser um piso quente.

Desvantagens

  • Não são recomendados produtos à base de cera ou silicone, pois eles podem formam um filme gorduroso na superfície, o que pode acabar manchando;

  • Caso seja derramado algum líquido em sua superfície é necessário uma limpeza imediata;

  • Por não possuir fixação no contrapiso o piso laminado gera barulho;

  • O laminado não reage bem ao ser molhado, aceita apenas um pano úmido.


16 visualizações0 comentário