top of page
  • Foto do escritorFabiano Trovo

Prepare-se para o inverno: aquecedor de água elétrico

Atualizado: 17 de ago. de 2020

O aquecimento da água é um essencial fator de conforto na casa e alertamos sobre a importância de antes de se adquirir o equipamento, pesquisar e avaliar cada modelo conforme a necessidade específica no ambiente em que será instalado para garantir a máxima economia. O aquecedor elétrico pode ser dividido em de passagem e acumulação.


Os aquecedores elétricos de passagem são os mais comuns e fazem parte do nosso dia a dia, como os chuveiros elétricos, os aquecedores de torneiras, dentre outros. Geralmente são instalados diretamente no ponto de uso, sendo seu principal diferencial a facilidade de instalação, visto que dispensam a tubulação de água quente. A desvantagem no caso dos chuveiros e das torneiras elétricas é o alto consumo e, não é incomum, o baixo rendimento, fazendo com que a água possa não estar suficientemente aquecida nos dias mais frios. Existe a necessidade de pesquisar quais são os melhores aquecedores de passagem no mercado, com capacidade para atender a mais de um ponto e oferecer o aquecimento ideal.


Os aquecedores elétricos de acumulação consistem basicamente de três partes: o tanque de água, a fonte térmica e um sistema de controle. Nestes aquecedores a água aquecida fica armazenada em reservatórios (boilers), que podem apresentar variados formatos e tamanhos, com isolação térmica que podem ser de lã de vidro ou poliuretano expandido.


As vantagens desse sistema são sua eficácia na produção de água quente, além de atender uma maior quantidade de pontos de consumo ao mesmo tempo. A desvantagem é o alto consumo de energia, mas existe a possibilidade de se instalar um timer que aciona o sistema em horários programados.


Gostou do nosso artigo? Inscreva-se a baixo para receber nossa Newsletter e aproveite para testar o Gerencia Obra gratuitamente aqui.







23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page