top of page
  • Foto do escritorFabiano Trovo

Qual ar-condicionado é ideal para o seu lar?

Com as altas temperaturas, nada melhor do que ter um bom aparelho de ar-condicionado para espantar o calor. Claro que no mercado existem opções diversificadas como ar-condicionado de janela, splits de parede, piso, teto ou até portátil, com preços e condições bem variados. E hoje em dia ter este conforto em casa está cada vez mais acessível para o seu bolso. Mas qual é o melhor aparelho para ser adquirido?



Foto de Rachel Claire no Pexels


Outra questão muito importante é saber dimensionar a potência do ar-condicionado, pois mal planejado só gera despesa e desconforto térmico, afinal, o calor de um ambiente pode ser gerado pela luz solar, aparelhos elétricos como máquinas, computadores, lâmpadas ou até mesmo o corpo humano. Os condicionadores de ar podem ter potências que variam de 7 mil a 60 mil BTU’s – British Thermal Unit (ou Unidade Térmica Britânica).


A base do cálculo de BTU’s é a quantidade de calor que é gerada dentro de um ambiente, portanto, para realizar o cálculo tem que se levar em conta a quantidade de pessoas, área de insolação, número de aparelhos elétricos e tamanho do ambiente em metro quadrado. Para residências, os especialistas indicam a utilização de potência que variam de 9 mil a 18 mil BTU’s.


Manutenção

A manutenção do ar-condicionado pode ser feita em casa, e deve ser periódica. Consiste em retirar o filtro de ar e lavá-lo em água corrente, sem adição de produtos de limpeza. Não é preciso esperar que seque para recolocá-lo no aparelho. O intervalo de um mês costuma ser suficiente, mas locais com muita poluição, ou em ambientes com animais de estimação, a higienização precisa ser realizada com mais frequência. Também é importante ligar o aparelho sempre, não somente no verão, para mantê-lo em bom estado. Se for deixá-lo inoperante por algum tempo, o desligue no disjuntor. Em equipamentos instalados há mais de cinco anos, é recomendada uma limpeza interna por um técnico, para a qual o aparelho precisa ser retirado de casa.


Por isso é importante estar atento a algumas características antes de comprar. Confira:


Ar-condicionado de Janela

Indicado para ambientes pequenos, o ar-condicionado de janela são compactos e a condensadora e a evaporadora estão no mesmo gabinete. Ele é colocado em um local específico para o aparelho na parede. Tem como inconveniente o ruído, além de não ser refrigerar ambientes maiores.



Foto de Rafael Gonzales no Pexels


Split de Parede ou Hi-Wall

É um split que permite a instalação na parede, por isso ele também é chamado de “parede”. É o tipo mais comum de split. Este modelo possui sua caixa condensadora dissociada, onde o aparelho é instalado do lado de fora do cômodo e o split fica na área interna.



Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Window Split

É uma mistura de ar condicionado janela e o tradicional ar-condicionado split. Ele é instalado nos espaços (buracos) já existentes na parede.


Multisplit

Indicado para ambientes grandes sem muita área de instalação para caixa condensadora tem a vantagem de conectar dois ou mais aparelhos em uma mesma condensadora.


Split Piso-teto

É um modelo que pode ser instalado no piso ou no teto. Indicado para ambientes médios e grandes, residenciais ou comerciais.


Split Canto Teto

A unidade interna desse ar-condicionado (evaporadora) é instalada no teto, no encontro entre duas paredes.


Split de Teto

O split de teto conhecido como cassete, possui quatro saídas de vento. Seu custo é mais elevado e requer um rebaixamento específico no forro de gesso, porém o cassete possui uma bomba antidreno, que evita os pinga-pingas inconvenientes do aparelho split.



Foto de Sharath G. no Pexels


Split Quatro Lados

Possui quatro saídas de ar, permitindo uma distribuição do ar por todo o cômodo. Pode ser instalado no centro, lateral ou canto.


Duto

Também chamado de central ou dutado. Normalmente indicado para ambientes de grande porte, de carga térmica elevada, para climatização de vários ambientes simultaneamente.


Portátil

Este modelo pode ser levado para qualquer canto do ambiente, já que não possui caixa condensadora. Ideal para pequenos espaços e é útil para aqueles que não podem fazer a instalação do aparelho em paredes.




Quer saber mais sobre o Gerencia Obras? Experimente grátis: http://gerenciaobras.com.br/




33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page