top of page
  • Foto do escritorFabiano Trovo

Tijolo em evidência

Atualizado: 25 de ago. de 2021


Hoje vamos falar sobre construções com materiais aparentes. O escolhido de hoje são os tijolos.


Foto de Charlotte May no Pexels
Foto de Charlotte May no Pexels

Milenar, o tijolo de barro maciço é uma das maneiras de construção mais difundidas, sendo que no Brasil, é considerada uma das vedações mais nobres que uma residência pode ter por conta de sua grande massa. Mas, atenção! São necessários cuidados ao se construir com tijolos aparentes. O primeiro passo é garantir um projeto com excelente cálculo estrutural que vai considerar a resistência dos tijolos, o tipo de argamassa e assim por consecutivamente. O ideal é contratar arquiteto ou engenheiro para dar as orientações.










É importante definir no projeto se você pretende construir uma casa estruturalmente com tijolos aparentes ou revestir um ponto específico do ambiente. Além disso, é importante observar e escolher a melhor estética do tijolo que possui diversas cores, desde o tom palha até vermelho bem escuro. Ao definir a cor é importante levar em consideração a cor das outras paredes e o tipo de piso. É claro que é possível mudar a cor de paredes de tijolinhos utilizando tratamentos com ácido ou pinturas à base de cal ou a pintura direta.

Outro aspecto relevante é o acabamento. A maioria dos tijolos para revestimento tem as bordas retificadas, enquanto os para a construção são com bordas irregulares, basta você escolher qual tipo deseja.





Mais um aspecto a ser levado em conta é o assentamento dos tijolos aparentes que podem mudar completamente a aparência final de uma parede, especialmente em se tratando de revestimento. O clássico assentamento é a “amarração”, que tem as juntas desencontradas, ou ainda o assentamento “junta a prumo”, quando as juntas verticais são alinhadas verticalmente. Estes são apenas alguns exemplos, pois há muitas outras formas de assentamento para revestimento.



Vintage foto criado por jcomp - br.freepik.com


Quanto ao acabamento, após o assentamento dos blocos que ficarão aparentes é imprescindível o uso de resina, verniz acrílico ou silicone líquido, para que o material seja selado e impermeabilizado. Neste caso o aspecto dos tijolos fica “envernizado” e também ocorre mudança de aspecto na coloração e acabamento. O ideal é fazer um teste com algumas peças antes da aplicação definitiva para verificar se o resultado é o esperado. Outra opção são os revestimentos hidrofugantes, à base de silicone. Depois de seco, o resultado fica invisível, sem alterar o tom original, sendo este produto indicado para paredes que ficarão expostas à chuva, porque há sempre o risco do desgaste do tijolo.



revistacasaejardim.globo.com - (Foto: Marco Antonio/Editora Globo)



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page