top of page
  • Foto do escritorFabiano Trovo

É possível construir uma casa protegida de infiltrações?

Um sonho...um belo projeto....são essenciais para se construir uma casa, assim como muito planejamento, cuidado e atenção. Inclusive, em detalhes que se não forem bem observados podem causar inúmeros transtornos após a obra finalizada como, por exemplo, a infiltração. Água dentro de casa, no chão, no teto ou no piso, traz além de danos ao imóvel, doenças, inclusive problemas respiratórios e alergias.



www.apartments.com


Este detalhe pode passar despercebido e é fundamental que para evitar a infiltração seja realizada adequadamente a impermeabilização da construção, que mantém a moradia seca e livre da indesejada e temida infiltração.



Foto de João Jesus no Pexels


Importância da impermeabilização


A impermeabilização é importante porque a umidade penetra nas superfícies de quatro maneiras: pelo solo (por fundações), por percolação (chuva que escorre e entra por fissuras), condensação de vapor (comum em banheiros) e sob pressão (quando um grande volume de água comprime estruturas, como exemplo: piscinas). A exemplo, de outras etapas da obra, a impermeabilização deve contar com um planejamento específico, feito após a conclusão dos projetos arquitetônico e estrutural.

Existem diversos produtos e técnicas diferentes que podem ser utilizadas para fins de impermeabilização, conforme a exposição da área à umidade.


Impermeabilização: passo a passo

A impermeabilização deve ocorrer desde a fundação da obra, desmistificando o que muitos pensam que deve ser realizada apenas na cobertura. A impermeabilização deve fazer parte das diferentes etapas da construção.

Outro local que deve ter a aplicação da impermeabilização é o piso, com o objetivo de criar uma separação (isolamento) do piso e a terra, que é um ambiente úmido e que sempre pode trazer problemas.

As fachadas também precisam ser protegidas, afinal, estão em contato direto com a água trazidas pelas chuvas e ventanias, com impermeabilização simples, à base de pinturas especiais que já é garantia de um bom resultado.


Agora, as áreas da casa como banheiros, cozinha e área de serviço, sãos os ambientes mais propícios a receber diariamente grandes quantidades de água, seja pelos banhos ou pela limpeza. Portanto, esses locais requerem uma atenção redobrada, existindo os mais diversos tipos de produtos para fazer a impermeabilização, sendo os mais comuns a manta asfáltica, elastômeros e pinturas impermeabilizantes.




A última parte da impermeabilização é a cobertura. Os cuidados com a impermeabilização da laje, assim como também não se deve esquecer a atenção com a proteção dos telhados, tendo como opção a colocação de mantas isolantes de cobertura. Sempre vale a pena contratar um especialista para fazer essa aplicação, pois um pequeno furo durante execução pode comprometer toda a área e será difícil localizar o problema, para evitar futura dor de cabeça.



Fórum da Construção

A necessidade da impermeabilização existe porque os materiais empregados nas obras, como concreto, tijolos, argamassas, entre outros, são porosos por natureza e, por isso, permitem a penetração da umidade. A impermeabilização garante a qualidade, durabilidade, conforto e salubridade do imóvel e sua qualidade de vida e bem estar.





35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page